top of page
  • medlogne

As 5 tendências em transformação digital na logística em 2021



A tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em todas as áreas de atuação humana e não seria diferente na logística. Com a pandemia as ferramentas digitais passaram a ter ainda mais protagonismo, pois mostraram as melhores saídas para manter em funcionamento as operações logísticas num cenário de incertezas e cheio de problemas.

Existe muita tecnologia digital legal sendo implementada no setor logístico ao redor do mundo e ao longo de 2021 esse processo deve se acelerar, se consolidar e algumas destas ferramentas merecem ser destacadas.

01 - Marketplaces de logística


Com o constante crescimento do e-commerce, os marketplaces de transportes de cargas ganharam força, e hoje se destacam como a face mais popular da transformação digital no setor logístico. Serviços de marketplaces de fretes podem oferecer levantamento de preços e prazos de entrega, além da possibilidade do cliente acompanhar a entrega em tempo real através de um serviço de rastreamento, gerando informação qualificada e bastante útil, tanto para a empresa contratante, quanto para seu cliente.


02 - Super Redes de logística

Esta tende a ser a nova configuração das cadeias globais de suprimentos. A logística de Super redes envolve o estabelecimento de plataformas digitais centrais, capazes de integrar muitas outras cadeias de suprimentos visando a maior eficiência com os menores custos.


Devido a possibilidade de rastrear o produto desde sua produção, passando por toda a cadeia de abastecimento, faz com que os principais players da indústria adotem a tecnologia conhecida como blockchain, segundo pesquisa da DHL (2020).O blockchain permite uma maior integração entre todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos, oferecendo transparência, rastreabilidade e até uma moeda unificada.

03 - Logística Sustentável


Ao redor do mundo cada vez mais organizações tem enfrentado desafios para tornar suas operações mais sustentáveis. No setor logístico, o objetivo para 2021 será a redução das emissões de carbono e diminuição dos resíduos de produção. Para isso, as empresas do setor tendem a fazer uso, cada vez mais, de combustíveis ecológicos.


Além disso, iremos ver uma popularização dos veículos híbridos ou totalmente elétricos, o crescimento do uso de pequenos veículos para as entregas última milha (last-mile), além da utilização de serviços especializados que permitem maior previsibilidade na entrega e uma gestão completa da cadeia.


04 - Logística omnichannel

A popularização do varejo omnichannel tem colocado para o setor logístico a necessidade crescente de fazer ajustes e acertos para estar mais preparado e adequado a esse modelo de vendas, que faz uso de diversos canais ao mesmo tempo e busca uma experiência de compra integrada.

Uma necessidade imperial do omnichannel é a agilidade na hora de compartilhar informações, que requer maior integração entre os sistemas de varejistas e de seus parceiros logísticos. Com o processo de transformação digital no setor, as empresas poderão garantir entregas mais rápidas e deixar seus clientes mais satisfeitos.


05 - Serviços em nuvem


A pandemia mostrou que utilizar sistemas em nuvem é uma grande vantagem, pois os mesmos permitem o acesso de qualquer lugar, dispensando a presença na empresa para acessar informações e realizar atividades, por isso os eles têm se tornado cada vez mais populares.

Em 2020, as empresas do setor logístico que não tinham se preparado para as mudanças digitais foram fortemente abaladas pela crise. Em 2021, iremos acompanhar essa transformação se consolidar e virar uma realidade cada vez mais presente nas empresas que desejam crescer no cenário pós-digital.




15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page