top of page
logo_loggo_site.png

Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

  • Foto do escritor: Natália Oliveira
    Natália Oliveira
  • 3 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura




O recebimento da mercadoria é a ponta final da cadeia logística. Quando acontece o atraso na entrega, há a frustração do consumidor e, consequentemente, implicações negativas para a reputação da marca. Por outro lado, atender às expectativas do comprador reforça a credibilidade, gera experiência de compra positiva, fazendo, inclusive, que o cliente se fidelize e promova, espontaneamente, o seu negócio.

O que pode gerar atraso na entrega?

São vários os motivos que comprometem o prazo de entrega de produtos. Abaixo, listamos os principais. Confira!

  • Problemas de planejamento;

  • Gestão falha do estoque;

  • Rotas equivocadas;

  • Entregas mal programadas;

  • Comunicação falha;

  • Erro na escolha de fornecedores e prestadores de serviço.

Você identificou algum ou mais deles em seu processo? Se sim, calma. Vamos mostrar que é possível reverter a situação com atitudes certeiras.

Como evitar o atraso na entrega?


Revise os processos de sua empresa

Trabalhe com a previsão de demanda, de forma a analisar e prever o estoque da sua empresa. Dessa forma, você não será pego de surpresa com sobras e faltas de mercadorias. A análise de histórico de vendas, o planejamento de datas comemorativas e o uso de softwares de gestão ajudam na tarefa.

Mantenha a quantidade de insumos adequada à produção e o volume de produtos disponíveis coerente com a demanda do mercado. O prazo prometido ao comprador tem que ser respeitado. Se for o caso, estenda o período até que ele fique, ao mesmo tempo, curto e executável. É melhor surpreender com a chegada antecipada do pedido que romper o combinado.

Aja com antecedência, cuidando da documentação necessária, da definição de rotas e dos pontos de distribuição ao longo do caminho.

Calcule os riscos envolvidos

Revise o fluxo do seu trabalho. A produção é sob demanda ou os itens ficam estocados? Como é realizada a entrega? Você considera o período de separação, embalagem, despacho e emissão da documentação no prazo fornecido ao consumidor? Como você controla e monitora os riscos do transporte? Quais são as decisões que toma em caso de imprevistos, como extravio?

Recomendamos que pense, detalhadamente, no caminho que a mercadoria faz desde a saída da empresa até chegar na casa do cliente. Defina os riscos envolvidos e as decisões indicadas a cada situação adversa. Assim, você poderá agir de forma ágil em ocasiões atípicas e, até mesmo, manter uma comunicação transparente com o consumidor, informando, além do problema, a solução já aplicada.

Reforce a comunicação interna

Tenha um canal de comunicação interna eficiente. Permita que, de maneira fácil, os funcionários consigam relatar e resolver ocorrências. Integre áreas, crie murais, inicie canais digitais de troca de informações entre áreas e envie o status dos pedidos para as equipes.

 
 
 

Comments


Fale com a gente!

Entraremos em contato com a melhor solução para você.

Obrigado pelo envio!

Registros da Loggo

logo_ANVISA_branco_menor.png
logo_ANTT_branco_menor.png
logo_loggo_site_branca.png

© 2023 por Loggo.

Criado por Dalí.

Contato

Estrada das Ubaias, 540, Sl. 900 Casa Forte Trade Center

Casa Forte, Recife - PE

Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Sábado: 8:00 - 12:00

Atendimento 24h

em todo Brasil.

bottom of page