top of page
  • Foto do escritorBrian Lima

Curiosidades sobre a logística no Brasil

A logística no Brasil tem muitas peculiaridades que você não encontra em qualquer lugar do mundo. Estamos na 55ª posição entre 160 países no ranking de Logística do Banco Mundial, conforme o estudo “Conectar-se para competir 2016: a Logística Comercial na Economia Mundial”. O país está à frente de outros sul-americanos, como a Argentina (66), Uruguai (65), Perú (69) e Paraguai (101).


Um país com dimensões continentais, que mede mais de 8 milhões de km², apresenta muitas curiosidades desconhecidas, até mesmo para os profissionais da área.

Separamos algumas para você espiar, confira!

1. No Brasil, a Logística só ganhou maturidade comercial nos anos 1990

Mesmo sendo praticada por décadas, a logística conquistou sua maturidade comercial no Brasil somente na década de 1990, quando o processo de redução de alíquotas de importação começou a ser praticada. Entretanto, como as empresas não estavam preparadas para este cenário de abertura de mercado, muitas enfrentaram grandes dificuldades.


A Logística teve papel fundamental para guiá-las a um novo patamar, onde pudessem atender às demandas desse período com profissionalismo e agilidade. Em nosso país, este é um negócio de grandes proporções e que evolui rapidamente.


2. A Logística cresceu durante as Olimpíadas e a Paraolimpíadas em 2016

Engana-se quem pensa que com o final destes dois grandes eventos esportivos os trabalhos dos operadores logísticos também chegaram ao fim. Apenas em 2017 será concluída toda a complexa operação logística que precisou ser repensada durante os mega eventos.


3. A Black Friday depende da logística no Brasil

De acordo com a Ebit, em 2016 as compras pela internet cresceram 17% em relação ao ano anterior. Ainda segundo a pesquisa, os comerciantes de lojas virtuais faturaram R $1,9 bilhões e o número de pedidos chegou a 2,23 milhões, 5% a mais do que em 2015.

Os valores, em média, foram de R $653, 13% a mais do que no ano anterior. A preferência do consumidor foi por eletrônicos eletrodomésticos.


As empresas que conquistaram estes números dependeram de sua reputação para conquistar seus clientes. O papel da Logística no Brasil é de extrema importância para tornar a imagem de um e-commerce tão atraente, já que ela quem cumprirá os prazos e a entrega dos produtos em perfeito estado, atendendo as expectativas dos consumidores.

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais.

116 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page