top of page
  • medlogne

O que acontece quando minha carga é extraviada?

A pergunta que não quer calar: O que fazer quando o extravio acontece? As leis sobre o tema ainda levantam discussões, mas existem entendimentos consolidados em sede de processo judicial.


Descubra neste post o que acontece em casos de carga aérea extraviada e o que é possível fazer para evitar esse tipo de situação. Confira!


Responsabilidade pelo extravio de carga aérea

Existem duas possibilidades de trabalho. Aquela em que o detentor da carga possui seguro próprio e o repassa ao transportador, cabendo a ele somente o cumprimento do Gerenciamento de Risco do embarcador. Nessa modalidade não há cobrança de seguro pela transportadora. No outro caso o transportador trabalha sob seu seguro próprio e cobra do embarcador uma taxa por isso.


Um ponto importante nesse quesito é: quando estiver selecionando sua transportadora parceira e ouvir que possui seguro para transporte de cargas, exija a declaração de seguros que comprove que ele realmente existe. É seu direito, além de uma garantia de evitar problemas seguros.

Outro ponto importante é a conferência total dos produtos no ato do recebimento. Realize a conferência antes de assinar o recebimento das mercadorias, pois após essa assinatura a responsabilidade passa a ser do destinatário final. Qualquer estravio ou avaria pode ocorrer posteriormente a entrega da mercadoria e, é fundamental que isso seja verificado no ato da entrega. O destinatário deve fazer uma ressalva no verso da nota fiscal caso haja não conformidades, mas isso deve ser feito no ato. Fique atento a essa questão.


O Código Civil trata genericamente do contrato de transporte de coisas em seus artigos 743 a 756, assim, a lei estabelece que ao transportador cabe conduzir a carga ao seu destino dentro do prazo previsto no contrato, tomando as medidas necessárias para garantir que sejam entregues em perfeito estado.


Formas de evitar o extravio

Veja a seguir três dicas importantes para evitar o extravio de sua carga aérea.


A melhor forma de evitar problemas é, antes de mais nada, conhecer as exigências da operação. Seus produtos exigem cuidados especiais na embalagem ou manuseio? Qual a distância dos trajetos a serem realizados? São produtos de alto valor agregado? Quais os modais serão utilizados, transporte aéreo, rodoviário ou outro? Você conhece e confia na empresa transportadora?


Sistema de rastreamento de cargas


O rastreamento de cargas permite um maior controle do transporte aéreo, assim, pode-se ter informações em tempo real a respeito da movimentação da carga.

Esse tipo de sistema facilita o planejamento e cumprimento de rotas, prazos, além disso, garante o conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa inviabilizar a entrega dentro do prazo.


Reputação da transportadora


Contrate sempre uma transportadora com boa reputação!

Hoje em dia, com os recursos disponíveis na internet ficou muito mais fácil descobrir informações sobre a qualidade dos serviços e da credibilidade de determinada empresa. Isso porque existem fóruns online onde as pessoas fazem reclamações ou recomendações a respeito das transportadoras. Também é possível pesquisar se a empresa está envolvida em demandas judiciais.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário.

71 visualizações0 comentário

留言


bottom of page